Arquivo

Archive for the ‘bioquimica’ Category

TED – animação e hipóteses científicas

7 de agosto de 2014 Deixe um comentário

Em primeiro lugar… Sim! Eu sei q o blog ta meio abandonado. Não estou mais produzindo mta coisa pq é caro e trabalhoso e não tenho apoio de ninguem pra manter o projeto, além de poucas visitas(entre 500-1000 por mes) q tb não é nada extremamente animador. E sim… ainda tenho material não editado que não sei qdo vou editar. E quando por acaso aparece algo interessante, posto aqui! 🙂

Agora… Vamos ao assunto! A pesquisadora e animadora Janet Iwasa mostra como os mesmos softwares e os mesmos procedimentos utilizados para fazer animações em 3D (como toy story, ice age, ou o filme Peanuts. q sai em 2015) podem ser utilizados para “cristalizar e testar” hipóteses científicas, alem de ensinar sobre os procedimentos que nenhum microscópio pode capturar.

E segue o site onde vc, pesquisador, docente, profissional ou curioso, pode baixar o programa: https://www.molecularflipbook.org/

Anúncios

TED – sequenciando o genoma

24 de março de 2014 Deixe um comentário

Neste vídeo do site TED é abordado como ocorre o sequenciamento do genoma e por que fazer isto. Trata-se mais especificamente do sequenciamento feito em seres humanos, porém a base da vida é compartilhada por todos os seres vivos conhecidos! Material esclarecedor e questão de vestibular obrigatória, alêm de ser pré-requisito para matérias relacionadas a bioquímica.

TED – Tradução genica e ninjas

12 de agosto de 2013 Deixe um comentário

Mais um trabalho maravilhoso do www.ted.com, site americano especializado em material educativo. Nesta animação eles abordam a criação de proteinas, a partir de mrna e ribossomos, introduzindo conceitos e sistemas mais complexos, como o RISC (rna induced silencing complex) e suas possibilidades como tratamentos teóricos para doenças complexas, como neoplasias. Obrigatório para todos aqueles que amam as ciências biológicas, não só pelo assunto, mas pela beleza estética, roteiro, criatividade e tudo mais!

TED – funcionamento de analgésicos não esteroidais

26 de junho de 2012 Deixe um comentário

O TED é um site de uma organização sem finalidade lucrativa que faz um trabalho excepcional com educação, divulgando diversos trabalhos inovadores em todas as áreas de conhecimento humano. E de quebra, produz tambem material educativo de alto nível.

Neste vídeo em particular, eles discorrem sobre o funcionamento dos analgésicos não esteroidais e um pouco da fisiologia da dor, ate mesmo dando explicações básicas sobre dor neuropática. Vale ser assistido por todos!

diabetes tipo 2

9 de novembro de 2011 Deixe um comentário

Segue um excelente vídeo discorrendo sobre as bases da diabetes tipo 2.

Sou fã dessa turma!

Mitocôndria: a usina de energia

18 de setembro de 2011 1 comentário

O ciclo de krebs e a cadeia respiratória certamente são os dois grandes desafios para o estudante de matérias biológicas. Para facilitar o entendimento, o professor Leopoldo, da UFRJ, disponibilizou uma série de 3 vídeos abordando o tema. O negócio é bem complexo, então pegue o seu mapa e acompanhe.

vídeo 1 – introdução

vídeo 2 – a parte bioquímica propriamente dita

vídeo 3 – uma animação sobre o tema

A contração muscular

18 de setembro de 2011 1 comentário

Este post é sobre material disponível no youtube, patrocinado pela CAPES e FAPESP, discutindo profundamente o processo da contração muscular, desde suas bases anatômicas, classificação histológica, até o mecanismo bioquímico. Matéria de prova, acho que é questão obrigatória, e base que será utilizada pro resto da vida!

Vale conhecer o canal do professor Leopoldo da UFRJ. http://www.youtube.com/user/DeMeisBioQMed

video 1 – introdução

video 2 – bases histologicas e a base bioquímica da contração muscular

video 3 – bioquimica – o controle do cálcio

video 4 – as diferenças entre os tipos celulares e a bioquímica da contração muscular