Início > animais silvestres, enriquecimento ambiental, manejo > 2o CBEA – Enriquecimento ambiental para peixes

2o CBEA – Enriquecimento ambiental para peixes

Este pequeno clipe foi realizado nas dependências do Aquário de São Paulo durante a abertura da segunda Conferência Brasileira de Enriquecimento Ambiental.

Durante o jantar de abertura, os aquários e ambientes estavam exemplificando diversos enriquecimentos, com o uso de materiais simples e atóxicos. Neste momento, realizamos um vídeo para mostrar concretamente como funciona e que resultados pode se conseguir com o enriquecimento ambiental.

Dentre os vários items, podemos destacar:

– o uso de móbiles de diversas características, desde pedaços de plástico, como canucinhos ou fitas, que simulam plantas e constituem locais de refúgio;
– os espelhos, que aumentam a sensação de quantidade de animais no ambiente, que age em peixes agressivos de cardume, por exemplo, como um atenuador da agressividade, onde o dominante divide sua atenção com um maior número de espécimes;
-a dificultação ao acesso a alimentos. Diversos trabalhos demonstram que os animais em condição de cativeiro, preferem obter seu alimento via trabalho, ao inves de simplesmente coleta-los.

Outro ponto de enriquecimento importante que vale ser ressaltado, mas não executado nos aquário, é o uso dos chamados dither-fishes. São espécies diferentes de peixes que visam tornar o ambiente mais adequado, seja por estimular espécies mais tímidas, ou por dividir a atenção de peixes dominantes sob seus subordinados.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: